segunda-feira, 17 de novembro de 2008

18 de novembro de 2008.

Um ser muda o mundo. Este ser muda o mundo estrategicamente. É um Hitler a caminho do mundo! Este ser muda o mundo do pai, da mãe, de cada um dos irmãos – se os tiver – dos avós, dos avôs, dos tios e nessa a lista faz-se infinita.

Ainda assim, há outros mundos que mudam.
Para o país é mais um na fila do SUS esperando uma data para marcar um exame, é mais um para ter RG e CPF. É mais um para a Receita Federal controlar seus bens. É mais um para os bancos cobrarem a sua parcela de dívida no final do mês. É mais um para a polícia preocupar-se com a segurança e para realizar uma geral enquanto está a caminho de casa. É mais um para vender o voto para o político mais corrupto. É mais um sem educação. Sem moradia. Sem saneamento básico. É mais um debaixo da ponte, pedindo esmola ou é mais um na fila do INSS enquanto as pessoas reclamam que o velho cortou fila e tem benefícios demais para uma pessoa só.

Um ser muda toda a História. Pode fazer uma guerra ou por fim nela. Pode tornar-se mergulhador ou vendedor de marfins. Pode gritar pelos direitos da mulher ou espancá-las em praça pública e ainda não receber um castigo à muçulmana. Pode abusar do poder e repetir a dose sem ter problemas com a lei.

Este ser pode tudo ou nada. Mas, ainda assim, são os pais que decidem como guiarmos na estrada, mas sem a buzina e o colete salva-vidas. E chega a certo ponto que não adianta pular. A melhor maneira é enfrentar a colisão e sair fortificado para um caminho ainda mais longo, com perigos reais ainda maiores.

Um ser muda o mundo!

Nenhum comentário: